Capoeira em Diáspora

0
244

Capoeira em diáspora: capturas, insurgências e (re)existências por uma educação decolonial e inclusiva é o título do artigo da professora de capoeira Norma Trindade do Ibeca de Campinas, e da Faculdade de Educação da Unicamp publicado recentemente na Revista Perspectiva do Centro de Ciências da Educação editada pela Universidade Federal de Santa Catarina.

O texto propõe uma discussão a capoeira enquanto prática insurgente no período colonial escravocrata no Brasil. O artigo indaga ainda sobre a prática capoeirista enquanto objeto que contribui ou não para a formação humana e acadêmica.

“A capoeira tornou-se, pois, um modo de viver e (re)existir, contrariando o sistema escravista e seus dispositivos coloniais presentes em concomitantes esferas da vida social, sejam estas jurídica, econômica, epistemológica e na produção de subjetividades”

Norma Trindade

Trata-se de uma excelente consulta aqueles que gostam e se interessam em aprofundar o conhecimento da capoeira e sua relação interdisciplinar com todos os campos do conhecimento humano.

Link do Artigo: 67913-Texto do Artigo-313120-1-10-20211103

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui