Capoeirar

Oficina imersiva sobre inclusão e diversidade através do dispositivo tecnológico e educativo da capoeira. Oferecida para:

Empresas;

Escolas;

Instituição de ensino superior e técnico;

Organizações do 3º setor.

Tecnologia

A capoeira como estratégia de produção e compreensão de saberes e afetos. Instrumento dialógico de inclusão, diversidade, de combate ao preconceito e a discriminação racial.

O jogo da capoeira é geralmente realizada dentro de uma roda e orientada pelos ritos provocados pela musicalidade e pela ginga, para a execução de movimentos de ataque e defesa, caracteristicos das lutas marciais. Capoeirar é uma atitude que transcende essa prática funcional e estética do jogo da capoeiragem.

A transcêndencia da capoeragem, o capoeirar, consiste na mobilização e desenvolvimento do saber por entre as dimensões do corpo; o fisico, o intelecto e o emotivo-cosmogônico. Compreende a prática para a autonomia do individuo, o fortalece para o cotidiano a partir da singularidade contido no”capoeirar” de cada corpo no tempo e no espaço.

Oficinas Imersivas/Seminários

O que é a Capoeira?

Noções históricas e filosóficas

Capoeirar

Atitude inclusiva;

Aproximação, compreensão e respeito;

Diversidade;

Estética&Ética;

Modo de ser e estar;

Criação de saberes;

Musicalidade – corpo e cantoria;

Saudação e gratidão

Oficineiro
Luciano Medina ( Calado) Capoeira, jornalista, gestor cultural, educador e mestrando em educação, pesquisador do Coletivo Nos/PHALA PPGE da Unicamp